Os Setes pecados dos Educadores
Corrigir publicamente;
Expressar autoridade com agressividade;
Ser excessivamente crítico;
Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações;
Não cumprir com a palavra;
Destruir a esperança e os sonhos;
Ser impaciente e desistir de educar;
A Escola dos Nossos Sonhos
Música ambiente em sala de aula: objetivos
_ desacelerar o pensamento;
_ aliviar a ansiedade;
_ melhorar a concentração;
_ desenvolver o prazer em
aprender;
_educar a emoção.
Sentar em círculo ou em U: desenvolver a segurança;
_promover a educação educativa;
_ melhorar a educação participativa;
_ melhorar a concentração;
_ diminuir os conflitos em sala de aula;
_ diminuir conversas paralelas.
Exposição interrogada: questionar os conteúdos a fim de reacender a motivação desenvolvendo os questionamentos.
Exposição dialogada: desenvolver a consciência crítica e promover o debate de idéias debelando a timidez e melhorando a concentração. O professor faz inúmeras perguntas aos alunos sobre o assunto abordado.
Ser contador de histórias:enriquecer a socialização entre outras e desenvolver a criatividade;
Humanizar o conhecimento: estimular a ousadia e formar pensadores, ou seja, contar a história de quem produzio o conhecimento
Humanizar o professor: cruzar sua história e estimular a afetividade construindo uma ponte produtiva nas relações sociais;
Educar a auto-estima: elogiar antes de criticar;
Gerenciar os pensamentos e as emoções;
Participar de projetos sociais;
Augusto Cury
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom esse material do Augusto Cury, Viviane. Principalmente quando ele fala da "Escola dos nossos Sonhos". Engraçado, eu sempre me pergunto: Por que não fazer dessa escola dos sonhos uma realidade? Afinal é tudo o que o profissional quer, a transformação da escola, buscando a sua humanização, buscando aprendizagem significativa, efetivando mudanças, etc, etc. Isso é utopia? Penso que não...Eu quero, você quer, muitos profissionais querem...Vamos lá???
ResponderExcluir